segunda-feira, 10 de agosto de 2009

sobre filhos


Os pais criam os filhos autônomos quando lhes ensinam aquilo que
precisa ser feito, da maneira que acreditam ser correta, capacitando-os para a vida e não os abandonando à própria sorte. Não é preciso se preocupar com o momento de solta-los, pois eles mesmos caminharão com as próprias pernas para fazer tudo o que lhes foi ensinado.
Quando for cobrar, verifique o que foi assimilado e complete com as
orientações que ache que ficou faltando.Entretanto, tenha isso em mente: a base para desenvolver a autonomia está em ensinar a seus filhos os valores que você acredita serem corretos e estabelecer regras convenientes. E também deixar claro aquilo que espera deles.
Pais capacitados a educar os filhos sabem dar responsabilidade a eles,
sabem até onde podem exigir deles, e não exigem nem mais e nem menos que
isso; não extrapolam e nem se omitem e têm a autoridade para impor a
disciplina necessária. Se você deseja ser um bom pai ou uma boa mãe, deve –
e pode – aprender a fazer tudo isso, por meio de muito diálogo, muito interesse, muita paciência e determinação. O resultado sempre
vale a pena. Os pais têm que ter autoridade. Ela é conquistada com respeito,
posicionamento, valor e determinação. As crianças reconhecem alguém com
autoridade e obedecem a voz de comando.
Deixar os filhos à vontade para fazer o que quiserem torna-os inseguros,
sem rumo e infelizes.Senão há quem as oriente e as controle, as crianças, em geral, ficam perdidas, não sabem o que fazer. Quando isso acontece, está aberto o caminho que possivelmente levará seus filhos a tornarem-se crianças-problema.
A bíblia diz que os nossos filhos são como flechas na mão do arqueiro.
Você precisa saber para onde as atira, pois, se as jogar ao acaso, sem mirar,
elas irão parar em qualquer lugar, e, em geral, nunca vão para o lugar que você
gostaria.

Filhos autônomos, filhos felizes
(Cris Poli – Super Nani)

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Receita para alfabetizar

Receita para Alfabetizar

Alfabetização socioconstrutivista
Ler cuidadosamente antes de usar.
Uso pediátrico e adulto.
Composição:
Planejamento ................................................100 mg
Dedicação....................................................100 mg
Intervenção-mediação ........................................100mg
Credibilidade................................................100 mg
Mobilização..................................................100 mg
Diversidade de textos .......................................100 mg
Amor ........................................................100 mg
Informação ao professor:
O processo de alfabetização precisa ser reconstruído.
Para isso, devemos estudar muito e contar com teorias que embasem,
que orientem o nosso trabalho.
Aprendemos construindo e, para construir, temos que pensar.
O professor deve ser mediador e saber como a criança aprende.
É importante o trabalho em grupo.
Caso surjam dúvidas desagradáveis durante a alfabetização,
aconselha-se estudar mais e planejar melhor,
selecionando novas atividades que favoreçam uma alfabetização eficiente.

Indicações :

É indicada a todas as crianças, sem distinção de idade, cor, raça,
religião ou classe social, e a jovens e adultos que ainda não tenham feito uso do medicamento.

Contra-indicações:

Não tem.Precauções :O trabalho deve estar centrado nos textos.
É fundamental trabalhar com textos diversificados.
Mas esse trabalho, para ser eficaz,
depende da intervenção que o professor vai fazer.

Reações Adversas:

Professores que não acreditam na capacidade da criança de aprender e não acreditam que ela aprende construindo seu conhecimento devem ser advertidos da possibilidade de a criança não se alfabetizar com sua ajuda.

Posologia:

Textos diversificados, atividades de acordo com o nível de aprendizagemque a criança se encontra, num total de pelo menos quatro horas diárias.
Advertimos que quando as atividades não são administradas em conformidade com as doses preconizadas e não são mediadascorretamente pelo professor, não se promove alfabetização significativa.
Uso sob prescrição pedagógica.

leiturinhas


POEMA: O RELÓGIO

PASSA, TEMPO,
TIC -TAC
TIC-TAC,
PASSA, HORA
CHEGA LOGO,
TIC-TAC
TIC-TAC,
E VAI TE EMBORA
PASSA, TEMPO,
BEM DEPRESSA
NÃO ATRASA
NÃO DEMORA
QUE JÁ ESTOU
MUITO CANSADO
JÁ PERDI TODA ALEGRIA
DE FAZER MEU
TIC-TAC
DIA E NOITE
NOITE E DIA

TIC-TAC
TIC-TAC TIC-TAC...
(Vinícius de Moraes)
POEMA: FLOR AMARELA

QUEM É A MENINA DE FITA AMARELA
QUE VEIO DE LONGE DE UMA ESTRELA ?
QUEM É A MENINA - NÃO SEI DESCREVÊ-LA
NAVEGA NO PAMPA DE TRIGO E DE HERA ?
QUEM É A MENINA QUE DANÇA TÃO BELA
SOBRE UM CAVALO SELVAGEM SEM SELA ?
QUEM É A MENINA, BONITA MENINA,
BRINCANDO NO ABISMO, DE CABRA-CEGA ?
(Sérgio Capparelli)
POEMA: O BIFE

ONDE É QUE ESTÁ MEU BIFE?
FUGIU DO AÇOUGUE
SUMIU DA COZINHA
NO PRATO NÃO ACHO
QUEM SABE ME DIGA
SERÁ QUE MEU BIFE
ESTÁ NOUTRA BARRIGA?
MEU BIFE ERA A CAVALO
UM OVO ESTALADO
COM BATATAS FRITAS
PORÉM ME LEMBREI
SENDO BIFE A CAVALO
FUGIU A GALOPE
NÃO VOU MAIS ACHÁ-LO.
(José Paulo Paes)

POEMA: MALABARISMOS
SABE O QUE EU DUVIDO?
É OLHAR DENTRO DO MEU UMBIGO.
SABE O QUE EU DUVIDO?
É VOCÊ ASSOBIAR PELO OUVIDO.
SABE O QUE EU NÃO DEIXO?
É MINHA BOCA MORDER MEU QUEIXO.
(Lalau e Laurabeatriz)

POEMA: GIRASSOIS

GIRASSOIS OLHAM PARA O SOL EM BUSCA DE LUZ.
GIRASSOIS ADORAM O SOL PORQUE ELE OS SEDUZ.
PARA A SORTE DE TODOS NÓS,EXISTEM OS GIRASSOIS.
(Lalau e Laurabeatriz)

POEMA: A CASA E O SEU DONO

ESSA É A CASA DE CACO
QUEM MORA NELA É O MACACO.
ESSA CASA TÃO BONITA
QUEM MORA NELA É A CABRITA.
ESSA CASA É DE CIMENTO
QUEM MORA NELA É O JUMENTO.
ESSA CASA É DE TELHA
QUEM MORA NELA É A ABELHA.
ESSA CASA É DE LATA
QUEM MORA NELA É A BARATA.
ESSA CASA É ELEGANTE
QUEM MORA NELA É O ELEFANTE.
E DESCOBRI DE REPENTE
QUE NÃO FALEI EM CASA DE GENTE.
(Elias José)
ALECRIM
Alecrim, alecrim dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado
Alecrim, alecrim dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado
Foi meu amor
Que me disse assim
Que a flor do campo
É o alecrim
Foi meu amor
Que me disse assim
Que a flor do campo
É o alecrim
CIRANDA, CIRANDINHA

Ciranda, Cirandinha,vamos todos cirandar,
vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar.
O anel que tu me destes, era vidro e se quebrou,
o amor que tu me tinhas, era pouco e se acabou.
Por isso menina entre dentro desta roda,
diga um verso bem bonito,
Diga adeus e vá-se embora.
Todo mundo se admira de macaca fazer renda,
eu já vi uma perua, ser caixeira de uma venda.
ERA UMA CASA

Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada.
Ninguém podia, entrar nela não, porque na casa, não tinha chão.
Ninguém podia dormir na rede, porque na casa, não tinha parede.
Ninguém podia fazer pipi porque penico, não tinha ali.
Mas era feita com muito esmero, na Rua dos Bobos, número zero.
GATA PINTADA
Gata pintada Quem te pintou?
Foi uma velhinha Que por aqui passou.
Em tempo de areia Fazia poeira
Pega essa lagarta Pela ponta da orelha
SUCO GELADO

SUCO GELADO
CABELO ARREPIADO
QUAL É A LETRA
DO SEU NAMORADO?
A B C D E F G H I J K L M NO P Q R S T U V W X Y Z
COM QUEM SERÁ?

COM QUEM VOCÊ
PRETENDE SE CASAR?
LOIRO,MORENO,
CARECA, CABELUDO,

REI, CAPITÃO,
SOLDADO, LADRÃO,
MOÇO BONITO DO MEU CORAÇÃO!
A B C D E F G H I J K L M NO P Q R S T U V W X Y Z
A BICHARADA ATRAPALHADA
NUM LUGAR MUITO DISTANTE
ATRÁS DO MORRO MOLHADO
EXISTE UMA FLORESTA
ONDE TUDO É TROCADO.
OS ANIMAIS SÃO DIFERENTES
NUNCA VI NENHUM IGUAL
E TODOS VIVEM CONTENTES
POIS ACHAM TUDO NORMAL.
A ZEBRA É TODA PINTADA
E A GIRAFA LISTRADA
O MACACO NÃO TEM CAUDA
O ELEFANTE É BEM MAGRO.
A ONÇA ANDA BEM DEVAGAR
O HIPOPÓTAMO CORRE SEM PARAR
O COELHO ANDA SE ARRASTANDO
E A TARTARUGA SALTANDO.
PAPAGAIO NÃO SABE FALAR
E O PAVÃO VIVE A TAGARELAR
OS PEIXES SABEM VOAR
E OS PASSARINHOS A NADAR.
AVESTRUZ NÃO SABE CORRER
A CORUJA PODE MORDER
O PATO SABE CACAREJAR
E A CIGARRA VIVE A PIAR.
QUEM POR ALI PASSAR
VAI FICAR ADMIRADO
DE VER QUE NUMA FLORESTA
SÓ TEM BICHO ATRAPALHADO.
SOLANGE VALADARESA
BAILARINA

ESTA MENINA TÃO PEQUENINA QUER SER BAILARINA.
NÃO CONHECE NEM DÓ NEM RÉ MAS SABE FICAR NA PONTA DO PÉ.
NÃO CONHECE NEM MI NEM FÁ MAS INCLINA O CORPO PARA CÁ E PARA LÁ.
NÃO CONHECE NEM LÁ NEM SI MAS FECHA OS OLHOS E SORRI.
RODA, RODA, RODA COM OS BRACINHOS NO AR
E NÃO FICA TONTA NEM SAI DO LUGAR.
PÕE NO CABELO UMA ESTRELA E UM VÉU E DIZ QUE CAIU DO CÉU.
ESTA MENINA TÃO PEQUENINA QUER SER BAILARINA.
MAS DEPOIS ESQUECE TODAS AS DANÇAS,
E TAMBÉM QUER DORMIR COMO AS OUTRAS CRIANÇAS.
(CECÍLIA MEIRELES)
A VELHA A FIAR

ESTAVA A VELHA NO SEU LUGAR VEIO A MOSCA LHE FAZER MAL
A MOSCA NA VELHA, A VELHA A FIAR...
ESTAVA A MOSCA NO SEU LUGAR VEIO A ARANHA LHE FAZER MAL
A ARANHA NA MOSCA, A MOSCA NA VELHA, A VELHA A FIAR...
ESTAVA A ARANHA NO SEU LUGAR VEIO O RATO LHE FAZER MAL
O RATO NA ARANHA, A ARANHA NA MOSCA, A MOSCA NA VELHA, A VELHA A FIAR.
ESTAVA O RATO NO SEU LUGAR,VEIO O GATO LHE FAZER MAL,
O GATO NO RATO, O RATO NA ARANHA, A ARANHA NA MOSCA, A MOSCA NA VELHA, A VELHA A FIAR.
(DA TRADIÇÃO POPULAR)
QUADRINHAS
FUI À FEIRA COMPRAR UVA
ESPINHEI UM ESPINHO NO PÉ
AMARREI COM FITA VERDE
COM O NOME DE MANÉ

FUI AO MATO CORTAR LENHA
O CAPIM CORTOU MEU PÉ
AMARREI COM FITA VERDE
CABELINHO DE JOSÉ

FUI À FEIRA COMPRAR UVA
ENCONTREI UMA CORUJA
EU PISEI NA CAUDA DELA
ME CHAMOU DE CARA SUJA

QUEM SOU ?
BRANCA POR DENTRO
AMARELA E PINTADA POR FORA
CRESÇO EM CACHOS
TODO MACACO ME ADORA.A ÁRVORE QUE DAVA SORVETE
NO PÓLO NORTE TEM ÁRVORE QUE DÁ SORVETE.
DE MORANGO PARA AS FILHAS DO CALANGO.
DE CHOCOLATE PARA O CACHORRO DO ALFAIATE.
DE GROSELHA PARA A GATA DA ADÉLIA.
E DE UVA PARA A FILHA DA VIÚVA.
NO PÓLO NORTE TEM ÁRVORE QUE DÁ SORVETE. ACREDITA?
(SÉRGIO CAPPARELLI)
QUADRINHAS POPULARES
VOCÊ ME MANDOU CANTAR
PENSANDO QUE EU NÃO SABIA
POIS EU SOU QUE NEM CIGARRA
CANTO SEMPRE TODO DIA.

LÁ NO FUNDO DO QUINTAL
TEM UM TACHO DE MELADO
QUEM NÃO SABE CANTAR VERSO
É MELHOR FICAR CALADO.

VOA, VOA PASSARINHO,
SE TU JÁ QUERES VOAR;
OS PEZINHOS PELO CHÃO
E AS ASINHAS PELO AR.

ESCREVI TEU BELO NOME
NA PALMA DA MINHA MÃO,
PASSOU UM PÁSSARO E DISSE:
ESCREVE NO TEU CORAÇÃO.

COMO DUAS ANDORINHAS
NUMA TARDE DE VERÃO,
SEREMOS SEMPRE AMIGOS,
AMIGOS DO CORAÇÃO.

SOU PEQUENINA
CRIANÇA MIMOSA
TRAGO NAS FACES
AS CORES DA ROSA.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Brincadeiras Pedagógicas


1-O chinelo em círculo: no centro, dois participantes de quatro (apoio) e olhos vendados. Colocar em qualquer lugar desconhecido pelos participantes do centro, um chinelo ou tênis. Estes procuram até encontrar e aquele que o fizer primeiro, terá o direito de dar umas chineladas em seu companheiro.


2- Jogo da banana: Vendam-se os olhos de dois voluntários. Cada qual receberá uma banana descascada. Será vencedor, aquele que primeiro conseguir enfiar a banana na boca do adversário.


3- O Limão: Um saquinho de milho é um limão. Sentados em círculo, o professor com o limão na mão, inicia a passagem que deve acompanhar o ritmo do canto. O limão, entrou, na roda. Ele passa de mão em mão. Meu limão. Ele vai, ele vem (bis). Ele ainda não chegou. Ao dizer a última palavra, o participante que estiver com o limão na mão, é eliminado ficando no centro da roda batendo palmas no ritmo musical, e o jogo continua até que haja um vencedor.


4- O pintor cego: Participantes em fileiras, frente a um quadro negro,mãos atrás das costas. O professor colocará nas mãos de cada participante um objeto diferente, dando tempo suficiente para que ele possa identificar. Retirado o objeto da mão do participante, ele terá que desenhá-lo no quadro com a maior exatidão possível e em menor tempo.


5- Acertar a bola: Sentados formando um círculo; no centro, um dos participantes com os olhos fechados, segurando um bastão. Um escolhido de passe da bola atira-a ao solo, fazendo ruído. Caberá ao participante do centro, atirando-se pela queda da bola, localizá-la com o bastão ( que deverá sempre ser movimentado com a ponta junto ao solo). Quando acertá-la, escolherá outro companheiro.


6- Círculo de Giz: O animador desenha um círculo, a giz no chão. Este deverá conter todos os participantes. A seguir apaga-se as luzes da sala, ordenar que todos procurem entrar no círculo. Após, acende-se as luzes, quem se encontrar fora do círculo sai da brincadeira.

7- Concurso de nariz: Sentados em círculo, com os olhos vendados. O animador lhes fará cheirar 10 objetos. Por exemplo: flor, queijo, frutas, pimenta,etc... Será vencedor, aquele que souber identificar o maior número de objetos.

8- O cego e as Palmas: Todos os olhos vendados, menos um. Ao som das palmas, os cegos se orientam e procuram tocar o que bate as palmas. Aquele que o tocar, troca de lugar com ele.

9- O cachorro e o Osso: Participantes em círculo. Um deles sentados e com os olhos vendados no centro, terá perto de si, um objeto que significa o osso. Ao sinal do professor, um participante latirá e tentará indicar a direção em que se acha. Caso acerte, trocará de lugar com quem se aproximou, se errar permanecerá.

10- Quem atirou?: Sentados em círculo, um no centro, com a cabeça baixa. A bola de papel passa de mão em mão. Em determinado momento, um arremessará a bola na cabeça do que está no centro. Este, sem levantar a cabeça, indicará quem atirará quem atirou a bola. Se acertar, troca de lugar com ele, caso contrário permanecerá no local até que acerte.

11- Campeão pelo tato: Sentados nas carteiras, escolhe-se cinco participantes que vendarão os 0lhos e irão a frente do grupo. O professor fará passar as mãos dos cinco vendados, três objetos. Os que mais acertarem, irão escolher quem vai substituí-los.


12- Quem está com a bola?: Em círculo, um no centro com os olhos fechados. Ao sinal, aquele que tem a bola, passa-a a seus companheiros; a outro sinal , o que estiver com a bola, esconde-a atrás do corpo. O que está no centro, abre os olhos e procura adivinhar quem tem a bola. Se acertar troca de lugar com quem tinha a bola.


13- Passagem dos saquinhos: Seis saquinhos de milho. Sentados no chão em duas fileiras frente a frente. Na extrema direita de cada fileira, colocam-se os saquinhos empilhados. Ao sinal, a criança que está mais próxima dos saquinhos pega um por um, com a mão direita e entrega aos participantes do lado. Este fará o mesmo passando ao terceiro e assim por diante, até o fim da fileira, retornando ao ponto de origem. Vencerá a equipe que primeiro terminar a tarefa.


14- Cadeiras com Sapatos: Ao sinal, os participantes de olhos vendados, devem engatinhar procurando tênis ou sapatos( que foram espalhados anteriormente), e a medida que são achados. Vão sendo colocados nos pés das cadeiras. Será considerado vencedor quem colocar mais calçados nos pés.

15- Vozes dos animais: Em círculo, cada participante com um bastão. Um no centro de olhos vendados, sem o bastão. Ao sinal todos andam silenciosamente, mudando de posições. Ao novo sinal, param e estendem o bastão à frente, na direção do cego. Este, tateando, pega um bastão estendido e intima o dono a imitar um animal qualquer. Se for reconhecido pela voz, irá para o centro; caso contrário, o cego escolherá outro animal para imitar. Cada um tem direito a repetir 3 vezes.


16- Procurar o porco: O professor trará desenhado em uma cartolina um porco sem rabo. A seguir, um voluntário com os olhos vendados, munido com um recorte de papel em forma de rabo, tenta coloca-lo sem eu devido lugar. Os participantes acompanham a brincadeira com a torcida. Quem conseguir acertar, receberá uma prenda.


17- Cabra Cega Olhos: vedados o Cabra cega deverá pegar um dos participantes. Os participantes terão guizos nos tornozelos para chamar a atenção da cobra. O aluno que for pego será a cobra.


18- Quebrar o pote: Um participante observa onde está o pote e a seguir os seus olhos serão vendados. Com um bastão na mão, tenta quebrar o pote. Antes de iniciar, o animador fará o participante girar duas vezes sobre si. Terá três tentativas, caso não acerte o pote, prossegue a brincadeira com o outro participante.


19- Mãos de Cego: Em círculo com um participante no centro com os olhos vendados. Cantando os participantes se movimentam de um lado para o outro, ao passarem, a cega tocará em um participante, este terá que imitar um animal, para que o cego reconheça. Reconhecendo, o participante irá para o centro.


20- Guarda a porteira (bola rolada): Sentados em círculo,mantendo a distância de um braço entre si. Um com a bola na mão, rolando vagarosamente a bola procurando fazê-la no espaço existente entre dois participantes da roda, a porteira. Estas tentam impedir, defendendo a sua direita. Quem deixar a bola passar perde um ponto, devendo recuperá-la e voltar ao seu lugar, pondo-a novamente em jogo. A vitória será de quem tiver menos pontos perdidos.


21- De que é?: Dispor sobre a mesa vários objetos de matérias diferentes (madeira, ferro, vidro, porcelana). Cobri-los com um tecido. Os participantes formam um círculo em volta da mesa, com lápis e papel na mão. A professora irá bater nesses materiais com uma régua. Os participantes deverão adivinhar quais são os tipos de objetos e escrevê-los no papel. Vence aquele que acertar mais.


22- A mensagem telefônica: Duas equipes. A professora fará uma mensagem no ouvido do primeiro participante de cada coluna. A mensagem é transmitida de ouvido a ouvido. O último participante de cada equipe dará publicamente a mensagem recebida. Vence a equipe que conseguiu chegar ao fim sem distorcer a mensagem.Variação do jogo: Cada participante de cada coluna vai até a professora para receber sua mensagem e então volta para dizê-lo ao próximo, e assim, sucessivamente até o último da coluna que deverá escrever a mensagem. Será vencedora a equipe que entregar primeiro a sua mensagem.


23- O detetive de ouvido apurado: Dispor em uma sala diferentes objetos sonoros como guizos, panelas, vidros, caneca, caixa metálica, pandeiros, caixa de madeira, etc..., de tal maneira que façam circuito. Os participantes permanecem na sala ao lado e prestam atenção. São os detetives. O animador fará o papel de um gatuno que se desloca na sala, seguindo um determinado itinerário; ao passar deverá bater nos objetos, nunca repetindo os sons. Os detetives entram depois na sala, repetindo os sons que ouviram. Vence o jogador que repetir o maior itinerário.


24- Escondido cantando: Os participantes sentados, um participante destacado, inicia o jogo escondendo um objeto que o participante procurará encontrá-lo guiado pelo centro dos participantes que entoarão mais alto ou mais baixo uma melodia a medida em que ele se aproxima ou afasta-se do local onde se encontra o objeto. O vitorioso será substituído. Essa é uma variação do jogo que tem pelo nome está quente ou frio.

25- Calçar a cadeira: Dois participantes com os olhos vendados, no centro de um círculo, procurarão calçar duas cadeiras com sapatos ou copos de papel que estão dentro do círculo.Será vencedor, aquele que conseguir primeiro calçar os quatros pés de sua cadeira.


26- Onde está o relógio?: Os participantes, de apoio no chão (de quatro), olhos fechados, o professor coloca um relógio de corda no chão. Ao sinal dado, todos deslocam-se com o ouvido junto ao chão, para localizar o relógio, apenas pelo tic-tac, com o cuidado de não tocá-lo. Vence o primeiro que localizar o relógio.


27- O cego: Em círculo, um participante no centro, colocam-se seis a oito garrafas vazias, os participantes fará experiência antes de vendar seus olhos. Vendados os olhos, o voluntário executa a tarefa. Vencerá aquele que conseguir ultrapassar o percurso com o menor número de erros.


28- Estou vendo uma coisa: A vontade, ou sentados em círculo, o professor escolhe um objeto que esteja presente e diz: “estou vendo uma coisa vermelha”, cada participante deverá adivinhar qual objeto que tem a cor designada e a que conseguir, dirá o nome ao professor. Vencerá o primeiro que descobrir o que é.


29- Descobrir quem é: Um círculo grande com todos os participantes. Um deles, olhos vendados, vai passando dentro do círculo até encontrar um participante. Examina-o detalhadamente, tentando descobrir quem é. Ao descobrir, será retirada a venda e trocará de lugar com ele.


30- Tire igual a este: Sentados em seus lugares, cada participante segura um objeto diferente nas mãos. Um participante de olhos vendados coloca-se a frente dos demais. Dá-se um objeto ao participante de olhos vendados para que ele o segure por alguns instantes a fim de identificá-lo. Coloca-se este entre os demais. Retira a venda dos olhos e manda-se que ela retire o objeto que segurou nas mãos.Variação da brincadeira (pode-se utilizar frutas no lugar dos objetos e no final da brincadeira, reparti-las e comê-las, aproveitando para trabalhar as frações e ou as cores e texturas, dependendo do grupo).